< voltar

Guia para os Facilitadores

O papel do facilitador é ajudar a destravar os times. Não precisa saber tudo dos hacks, mas como resolver e participar do alinhamento. Quando não sabe -> procura no google junto com time e abusa das buscas avançadas -> pergunta aos outros facilitadores -> joga no grupo geral. Claro, não se esqueça de se divertir \0/. Juntamos as informações necessárias para se facilitar um P&H.

O que é o P&H?

É uma evento focado nos hacks para auxiliar na fase de desenvolvimento do produto. Focado em pessoas que solucionadoras de problemas e que não precisam saber programar. Explicando com #freebulletpoints.

O que é:

O que não é:

Perfis dos times

É sempre bom times pequenos, o famoso time de duas pizzas. Basicamente, temos 3 tipos de times.

O “cabeça dura”

Normalmente quem entende de TI. O cenârio comum é aluno de SI/Computação e que quer fazer um “app” e não quer nem saber do problema…só quer fazer o app.

O “deixa para amanhã”

A gente explica o que tem que fazer…meia hora depois elx fala: “Pô, muito legal o evento, infelizmente tenho que ir agora e vou fazer amanhã”.

O “Ih, não sei para onde ir, mas quero muito”

Esse é o que realmente acredita no problema e não tem ideia de como começar a solucionar. Normalmente tem boa vontade e estão mais abertos a aprender.

Dinâmica

Exemplos de mensagens e tópicos discutidos nos grupos na semana antes

Por que criar o grupo uma semana antes

A ideia de criar o grupo [X] dias antes é para conseguirmos alinhar bem o que queremos fazer no dia e como vamos fazer. Ou seja, termos o problema que se quer resolver e como vamos resolver. Queria entender qual a dor que vocês levantaram. E a promessa é “trazemos o MVP amado em 12 horas”!

Não sei desenvolver/tecnologia, como faço?

O foco é exatamente nesse APRENDIZADO para vcs saberem se virar depois. não travar por conta da falta de produto. Fiquem a vontade para nessa semana também perguntar sobre essa independência digital para empreendedores. O material para tal, está aqui - https://productsandhacks.com/independencia-digital-para-empreendedores

Tenho problemas gerenciais e não problemas de produto

Inbound e Outbond Marketing são problemas muito mais ligado ao negócio do que ao produto, entende? Não é algo que a gente resolva em 12h, mas sim algo que se tem que ficar testando os canais. O produto sim, podemos resolver :)

Tenho que responder logo o grupo?

Sem pressa, o grupo é para comunicação assíncrona mesmo e mais síncrono deve ser nas 12 horas do evento! Mesmo assim, escrevemos em texto para não interromper o raciocínio. Olhem nos quando tiverem tempo e enviem dúvidas quando encontrarem um impedimento.

Produto/Feature conversacional

Para essa experiência mais conversacional temos algumas opções:

Produto/Feature de pagamento recorrente (modelo de assinatura)

Esse é algo que ainda não tivemos um caso legal! Tem alguns que queremos testar, chama-se paywhirl (https://app.paywhirl.com). Fora esse, encontrei:

Mensagem para abrir o dia

Bom dia, gente! É hoje!!! Para lembramos a nossa programação:

Pontos importantes:

É isso e boas 12 horas para nós! :)

Quer organizar um?

O papel do facilitador é ser o responsável pelo evento e o ponto de contato com a gente. Para organizar um, há alguns passos a seguir:

  1. Abrir a inscrição individual dos participantes com os seguintes dados: Nome, Sobrenome, Email, Organização pertecente, Problema a ser resolvido e Nome do Time. Tamanho máximo do evento 25 pessoas.
  2. Reunião com a gente para definir os problemas que podemos ajudar e os que não.
  3. Escolha dos facilitadores (mais ou menos 1+ por time).
  4. Conversa com os facilitadores para alinhamento.
  5. Criação de um canal de comunicação com todos os partipantes (ex. pelo menos dois grupos de whatsapp sendo um geral e um com os facilitadores).
  6. Seguir a dinâmica no dia do evento.