< voltar

Preâmbulo

Na sociedade da pós-informação - na qual o conhecimento está disponível sempre - o que importa para os líderes é a capacidade de construir com criatividade e solucionar problemas com times multidisciplinares. Pensamento crítico permite sermos seres pensantes - o único trabalho dígno do homem é o mental - e ler criticamente - julgando e considerando o contexto - as informações disponíveis. Este papel de liderança - o qual é importante conhecer as suas próprias limitações - para guiar o time, escutar os stackholders, ter adaptabilidade com resiliência e poder de decisão é o que se espera de um empreendedor. Aqui temos alguns conteúdos os quais explicam o contexto atual para empreendedores.

Tópicos relevantes e que achamos necessários para um líder empreendedor

Tratam-se de conceitos essenciais para a formação de líderes empreendedores, entretanto não são suficientes. Aqui se apresenta um único texto para exemplificar cada tópico e saber por onde começar. Claro, esses tópicos mudam e devem ser sempre revisados.

Ferramental

Apresenta-se o ferramental mínimo para um líder empreendedor. Essa lista não é completa, mas sim criada com base na experiência empírica do que já foi vivido e atualizada constantemente. Sempre é necessário uma revisitada à lista. Trata-se de ferramentas que facilitam - e muito! - a vida do empreendedor. Tais ferramentas visam permitir o empreendedor ser independente de qualquer profissional digital. Com isso, a contratação de especialistas - ex. Engenheiros de Softwares e Designers de Produto - visam melhor eficiência do produto e não a eficácia, pois para entregar o valor, pode-se usar de projetos open source e serviços disponíveis.

Eventos

Alguns dos eventos que ocorrem focados em inovação, empreendedorismo e o futuro das empresas e profissiões. O futuro j existe, mas não de forma igual para todos e é bom sempre ter refêrencias de casos e pessoas que estão vivendo esse futuro.

Como abrir uma startup (Extra)

O que precisa saber sobre Vesting

vantagens:teoria do agente, ownership, conseguir trazer talentos melhores

desvantagens: quadro societário, se é casado, decisões coletivas

Pontos importantes

O que precisa saber sobre Advisors

Vantagens: Pessoas maduras que lhe ajudam a pensar sobre tópicos importantes para a startup

Desvantagens: As agendas de pessoas boas, normalmente é bem complicado e as vezes tem muitos desencontros

Pontos importantes

O que precisa saber sobre Board

Vantagens: pessoas mais maduras para decidir assuntos estratégicos, visões diferentes tirando viés (pode ser desvantagem também)

Desvantagens: perda de parte do controle da startup, diretores e co-fundadores sairem por conflitos, feedbacks duros

Pontos importantes